Chá Jīng – 茶經

O Livro Clássico do Chá

O Chá Jīng – 茶經, O Clássico do Chá conhecido como um dos Livros Sagrados Chineses foi escrito por Lu Yu, escritor chinês. Neste livro o autor descreve a história da Camellia Sinensis, seu cultivo processamento, classificações, cerimonial e técnicas de degustação da infusão. Começou a ser difundido por volta do ano de 761 durante a dinastia Tang e considerado o primeiro no mundo sobre o tema, fazendo assim Lu Yu tranar-se o patrono do Chá. O manuscrito original se perdeu, e edições disponíveis hoje em dia datam da dinastia Ming.

Neste livro Lu Yu, criou uma obra poética e filosófica, como todos os grandes clássicos chineses. É evidenciada a crença onde o Chá simboliza a união da Harmonia e dos Mistérios do Universo. Durante toda a obra ele traz conceitos incorporados na religiosidade de seu tempo como Budismo, Taoismo e Confucionismo com um particular visão e expressão do Universal.

O ideograma de Chá ( 茶 ) possui significado que estão relacionados com a vida, possui 3 partes, onde a superior indica Grama – ( 艹 ) e de baixo Madeira ou Árvore – ( 木 ) e no centro existe a Pessoa ou Homem – ( 人 ), que simboliza que os seres humanos são uma parte orgânica do nosso mundo e está em conjunto aos demais elementos, estando no centro conectando as gramas e as árvores.

Uma indicação de que por meio da sua relação harmoniosa dos Seres Humanos com a Natureza e o convívio social entre os Seres Humanos, o homem alcançará a felicidade suprema.

O livro não é considerado uma obra grande, possui cerca de 7 mil caracteres chineses. Porém é escrito de forma refinada, poética e condensada, como todas as obras clássicas chinesas é necessário conhecimento prévio para decodificar ou entender de forma profunda seus conhecimentos.

O livro possui uma versão oficial em português publicada pela Editora de línguas Estrangeiras da China. E em seu prefácio temos a seguinte frase:

“Há um dito na China: O chá harmoniza o mundo todo. O Clássico do Chá pertence à China, e, também ao mundo. Esperamos que os amantes do chá possam conhecer a cultura do chá da China através desta obra, fortalecer a saúde e promover a paz mundial com o cerne da mensagem contida na arte do chá.”

Dividido em 3 rolos e 10 capítulos que se seguem:

1 – Origem: Origem mitológica do chá na China e a cultura de cultivo.
2 – Ferramentas: As 15 ferramentas de cultivo, preparo, prensa, secagem e conserva das folhas e “Bolos prensados”.
3 – Preparo: Métodos de preparo do “Bolo Prensado” de Chá.
4 – Utensílios: São descritos os 28 utensílios usados no preparo e consumo da bebida.
5 – Fervura: Orientações sobre o preparo da bebida
6 – Consumo: Descreve o histórico do consumo da bebida, suas propriedades, os tipos que eram conhecidos no século 8 na China.
7 – História: Apresenta anedotas históricas do consumo do Chá desde Shennong  até a Dinastia Tang. Posteriormente menciona pessoas importantes que influenciaram esse consumo e uma coleção de literatura e registros históricos sobre folclore, costumes e lendas da folha. Percorre registros médicos, benefícios para a saúde e formulas para uso medicinal e de cura.
8 – Regiões de Cultivo: Neste capitulo ele compara as 8 ranqueadas regiões de cultivo do Chá.
9 – Simplificando: Este capítulo lista procedimentos que podem ser omitidos e sob que circunstâncias, ferramentas e métodos que podem ser excluídos no cultivo e processamento sob condições anormais, e utensílios de chá e métodos de preparo de  “fermentação” que podem ser simplificados ou improvisados em vários ambientes externos e incomuns.
10 – Resumos e Consultas: Este capítulo consiste em como transferir o conteúdo para cartazes ou pergaminhos grandes para pendurar na parede para referências rápidas. Os pergaminhos de seda que fornecem uma versão abreviada dos nove capítulos anteriores.

Link para download gratuito do livro:
Livro “Clássico do Chá” é lançado em língua portuguesa – People, http://portuguese.people.com.cn/n/2015/1201/c310816-8984150.html.

Related Articles

error

Gostou do blog? Nos ajude a divulgar :)