Uso do Café na Medicina Chinesa

Foto de Jason Villanueva

Café e a Medicina Oriental

Café uma bebida não originaria da China, porém estudada, usada e degustada por volta de 1892 quando um missionário francês chegou a uma aldeia de Yunnan e levou algumas sementes de café e transmitindo o plantio, moagem e preparo da bebida.

O Café na visão da medicina chinesa é uma bebida de caracteristica quente, mesmo consumindo gelada sua manifestação no corpo é por calor, pois na Dietologia e Fitoterapia chinesa se tem o conceito de que cada alimento possui uma caracteristica de movimento da energia e uma temperatura energética. Essa temperatura energética não tem nada a ver com a temperatura real do alimento e sim a com a influência e a transformação da nossa energia que é feita ao ingerirmos.

Possui uma função de promover a circulação da energia (essa se estiver em excesso, deficiente ou estagnada). E por isso, nesse momento de cansaço sentimos que adquirimos uma energia extra, mas não se engane o Café não é energético e para muitas pessoas na verdade passa a ser irritativo. A energia “conquistada” nesse momento será cobrada pelo corpo mais tarde. E se não temos uma energia extra para circular, ao forçar irá fazer falta em outro local.

A Cafeína em pequenas doses promove calor e circulação, consumidores que sentem frio constantemente perceberão que logo os membros são aquecidos e se elimina a sensação do frio. Isso porque a energia é estimulada ou empurrada para circular pelos Canais Energéticos que possuem seu início ou terminações nas extremidades do corpo.

Mas já em doses elevadas, trará desconforto no corpo podendo gerar desarmonias temporárias ou até mesmo mais crônicas entre os órgãos e vísceras, canais energéticos ou níveis de interrelação das energias constitucionais. Se manifestará com pequenas dores de cabeça, desconfortos intestinais ou digestivos, irritabilidade e dificuldade de um sono reparador.

O uso constante e em altas doses pode gerar desarmonias mais ríspidas ou agudas para mulheres por sua caracteristica primordial Yin. Podendo gerar estagnações de energia e secura. Mas os homens não escapam, podendo ter efeitos adversos que geram cansaço crônico, explosões de humor e crises alérgicas, principalmente na pele.

Mas o Café não é necessariamente o Vilão nessa história, é lógico que tudo dependerá da constituição de nascimento ou desarmonia de momento que o indivíduo está vivenciando. O Café pode ser um estopim ou incentivador, será o causador somente se consumido em grandes quantidades e por um periodo longo de tempo.

O problema é que a cultura brasileira tende ao comportamento compulsivo na ingestão do café, e cedo ou tarde vemos pacientes colhendo os frutos desse plantio de longo prazo. Para pessoas diagnosticadas de acordo com a medicina chinesa com Estagnação de Qì do Fígado, Excesso ou Toxinas na Vesícula Biliar e Deficiência de Yang pode se beneficiar muito do consumo do Café. Principalmente as que tendem a ficar com frio, exaustos e sofrem de indigestão.

Agora pessoas diagnosticadas de acordo com a medicina chinesa com Deficiência de Sangue Sistêmico, Fígado ou Baço (não necessariamente tem correlação com anemia na visão ocidental), Hiperatividade do Qì do Fígado e Desarmonias de fluxo do Qì do Estômago poderão ter experiências adversas com o consumo do Café. Se manifestando de forma rápida após o consumo ou de maneira aguda após algumas horas como irritabilidade, insônia ou uma potencialização de um padrão já existente que chamamos de “Calor do Fígado”.

Lembrando que o Café também é usado na Medicina Chinesa como forma terapêutica, ele poderá ser usado em todos os casos como ervas adjacentes de acordo com o protocolo ou método de tratamento do terapeuta.
Mas todas as qualidades úteis do café só serão realmente aproveitadas quando bebermos café da maneira certa e deve-se levar em consideração que a resposta do corpo pode variar de pessoa para pessoa e profissionais da medicina Chinesa devem ser consultados.

É importante sempre frisar que a medicina Chinesa avalia a saúde de uma pessoa de forma holística (como um todo), e levará em consideração não apenas os alimentos e bebidas consumidos, mas também fatores de estilo de vida, padrões de sono e emoções, constituição física e familiar. Portanto se você chegou até aqui e gostaria de explorar a Medicina Chinesa para ganho de qualidade de vida, lembre-se que as relações são muito pessoais e um profissional deve avaliar antes de qualquer conduta.

Observe seu corpo e veja se sinais estão sendo apresentados ou se irão começar a se manifestar após o uso do Café de forma terapêutica.

Sinais e Estagnação

TPM Emotiva com alternância de Raiva, Sensibilidade nos bicos dos seios, dores de cabeça frequentes e cólicas menstruais mais fortes. Emocionalmente pode aflorar um sentimento de frustração de forma crônica sem conseguir identificar o motivo.

Sinais de Secura

Pele, cabelos, unhas e olhos secos. Problemas para produzir lubrificação vaginal. A secura na boca e garganta não passa ao ingerir água. Pode ter fezes secas ou irritação genital (secura com coceira sem explicação ocidental). Às vezes, a secura pode ser grave e as mulheres experimentam ondas de calor e suores noturnos

O que é recomendável?

Ao se falar do consumo do Café, a melhor recomendação é que seja observador!

Alguns profissionais podem aconselhar a moderação da bebida, o que passa a ser subjetivo de cada um o que seria um consumo moderado. Ainda mais para nós brasileiros. Aprenda a ouvir e sentir seu corpo, como ele reage de manhã ao tomar pelo café da manhã? Como ele reage depois do almoço? Mas nunca ingira após as 15 horas da tarde, esse será um desequilíbrio para 80% das pessoas que consumirem.

Preste atenção ao seu corpo e como está se sentindo. Verifique se há a necessidade do uso diário, ou em maior quantidade durante o dia. Se realmente necessita daquele “Boost”? Pois a conta chega o café não é energético por natureza e sim movimenta a energia que se não for trabalhada depois, irá fazer falta.

Se você já sabe que tem ansiedade e dificuldade de dormir? Então fique longe do Café.

Se não tem dificuldade de dormir ou ansiedade, mas percebeu um sono leve e não reparador, verifique a hora que está consumindo e como fica ao longo do dia. 

Se você tem mãos e pés frios? Pode acrescentar um pouco de café no seu dia a dia, uma opção também é acrescentar um pouco de canela em pó no lugar do açucar.

Outros sintomas frequentes que te chamam a atenção, verifique os efeitos e se esses são apresentados em dois momentos, 20 minutos após ingerir que é normalmente o benéfico e outro efeito tardio que é o fator acumulativo, na maior parte das vezes adverso.

Mas se tudo isso lhe traz um pouco de insegurança ou não tem tanta certeza, ficarei feliz em ajudar. Entre em contato conosco.

E o consumo do Café?

Se consumir o Café, segue algumas recomendações. Café preto é a melhor maneira de se consumir. Se precisar adicionar “doce” ao seu café, opte por adoçantes naturais como mel ou stevia, o açúcar refinado a última opção, já os adoçantes artificiais esses, NUNCA! 

Se gosta de adicionar leite, de forma geral podemos optar por algo não-lácteo, principalmente se você possui as características de reter umidade. 

Se estamos no inverno opte por bebidas mais quentes e adicione um pouco de canela. Já no verão existem ótimas opções de bebidas geladas com café, mas cuidado com excesso de bebidas geladas mesmo no verão. Agora para muitos o café na primavera é um perigo, então de forma geral evite o consumo dele na primavera, e observe seu corpo ao ingerir nesta época.

Agora, logicamente que as opções orgânicas serão a melhor opção nós que somos de cidades de centros urbanos, não imaginamos a quantidade de pesticidas que são colocadas nos cafés e laranjas por exemplo. E de forma secundária verifique a marca e a forma de entrega do produto, normalmente os pós de grãos já moídos acompanham muitos gravetos, folhas e outras coisas que na Fitoterapia e Dietoterapia Chinesa podem ter efeitos contrário ao que buscamos ao ingerir o café. Desta maneira opte por grãos moídos na hora.

Os Grãos e Pó de cafés são propensos a mofo, então adquira em pequenas quantidades, guarde em recipientes herméticos e procure sempre diversificar a marca, esse é um dos grandes segredos!

Caso seja praticante ou terapeuta da Filosofia e Medicina Oriental. Verifique esse artigo completo sobre o café com orientações tecnicas específicas.

Forte Abraços,

Erik Chiaradia | Ryu – Medicina TAO

Aviso:

Este conteúdo tem a finalidade exclusiva de fornecer informações gerais e não constitui aconselhamento médico personalizado. As informações contidas aqui não devem ser interpretadas como substitutas do diagnóstico, tratamento ou aconselhamento médico profissional. Procure sempre um profissional habilitado para orientações particulares.

Related Articles

error

Gostou do blog? Nos ajude a divulgar :)