Medicina Chinesa e o Café (Terapeutas)
Medicina Chinesa e o Café (Praticantes e Terapeutas)
Então, o que a Medicina Tradicional Chinesa tem a dizer sobre o consumo do Café?
Como tudo na MTC, isso depende! Depende da sua disposição, sintomas e principalmente quantidade de consumo diário ou a longo prazo.
Vamos começar como o café age em seu corpo?
O café é quente, seco, amargo e doce. É uma erva estimulante (bǔ – 補 / reparar, corrigir, consertar, compensar, preencher, complementar), por isso está associada à energia Yang (Função). Tem a ação de estimular o movimento do Qì (Energia) do Fígado e purgar a Vesícula Biliar. O problema é que, mesmo purgando ele não suaviza a energia do Fígado, o que pode causar efeitos adversos como nervosismo e palpitações cardíacas.
O Café pertence à família de plantas Rubiaceae, muitas outras ervas chinesas se enquadram nessa mesma classificação e terão efeitos semelhantes, e a diferença está nas dosagens consumidas. Na medicina chinesa quando seu médico te prescreve uma fórmula a dosagem de cada erva é escolhida com muito cuidado. A maioria das ervas que se apresentam em grãos são dosadas de 6 a 18 gramas por dia. Uma xícara de café oferece de 6 a 9 gramas. Porém, quem realmente toma apenas uma xícara? Uma caneca, ou algumas xícaras ao longo do dia? Muitas vezes estamos consumindo cerca de 4 a 6 vezes isso! Não poderíamos esperar tomar 4 vezes a dosagem recomendada de qualquer medicamento ou erva e não sentir nenhum efeito adverso certo? Com Café não seria diferente.
Então a quem o café beneficia?
As pessoas que apresentam a síndrome de Estagnação do fígado (Qì ou Sangue) podem definitivamente se beneficiar do café. Os sintomas da estagnação do fígado incluem:
- Dor ao longo das costelas
- Resfriamento e viscosidade na pele
- Plenitude na parte superior do abdome
- Irritabilidade
- Mau humor
- Depressão
- Raiva
- Dor Muscular inespecífica
- Períodos Menstruais Irregulares
Além disso, pessoas com constituições úmidas e frias ou pessoas com síndrome de Deficiência de Yang podem se beneficiar de uma ou duas xícaras. Esses sintomas incluem:
- Pele Pálida
- Urina Frequente e Pálida
- Urina Turva
- Energia baixa ao Acordar ou Final do dia
- Má Circulação SAnguínea
- Vômitos e Diarreia por Deficiência
- Articulações Doloridas e Frias
- Dores Mesntruais severas
- Dores de Cabeça por Deficiência
- Aperto no Peito
- Lentidão Mental e Corporal
- Inflexibilidade Comportamental
- Catarro Pegajoso
É importante observar que, mesmo que você tenha esses sintomas, a dosagem na Medicina Tradicional Chinesa permite apenas 1-2 xícaras de café por dia. E é importante prestar atenção em como seu corpo está reagindo. Ao ter sua condição estabelecida ao normal, talvez seja necessário reduzir ou interromper totalmente o Café para não ocorrer o risco de perder o equilíbrio na direção oposta.
O que isso quer dizer?
As pessoas do outro lado do espectro que NÃO SE BENEFICIARÃO do café incluem pessoas que têm muito calor ou secura, ou Energia Yin (estrutura) Insuficiente, particularmente dos Rins. Incluem sintomas de:
- Tontura
- Zumbido no ouvido
- Problemas de Audição
- Boca Amarga
- Garganta Seca
- Ondas de Calores intermitentes
- Sudorese nas Palmas e Pés
- Suadoros Noturnos
- Crises de Ansiedade (pânico)
- Insonias
- Envelhecimento Prematuro
- Ossos Fracosou Quebradiços
- Alerta para Osteopenia e Osteoporose
Acontece que o café pode ter o mesmo efeito sobre os hormônios do estresse que surgem do excesso de trabalho (cortisol e adrenalina). Se você já é alguém que queima a vela (energia vital) pelo estilo de vida, o café pode muito bem, estar fazendo mais mal do que bem no equilíbrio do seu corpo, e isso vai surgir com efeitos desagradáveis cedo ou tarde. Além disso, se você tiver algum problema com o estômago, evite o Café, ele pode aumentar a acidez e causar inflamação.
O que você recomenda, então?
Quando se trata de consumo de Café, recomendo que você preste atenção ao seu corpo e como está se sentindo. Você já tem ansiedade e dificuldade para dormir? Então fique longe. Você costuma ter mãos e pés frios? Você pode tentar adicionar um pouco de café ao seu dia. Se você realmente não tem certeza, estou sempre feliz em ajudá-lo a avaliar se o Café é uma boa opção para você.
Se você IRÁ tomar o seu café e pronto, tenho algumas recomendações para você. O Café preto é a melhor opção, cuidado ao adicionar leite ou essências. Se você for adoçar o seu café, use adoçantes naturais como mel ou estévia em vez de açúcar ou pior ainda açúcares falsos (adoçantes). Em vez de usar o creme comum, recomendo usar algo não lácteo, como leite de amêndoa, aveia ou soja (cuidado se você já consome muita soja). E com o verão chegando, você ficará feliz em saber que a bebida gelada pode ser menos inflamatória do que o café tradicional, mas tome cuidado para não consumir demais e na soma de muitas bebidas frias em geral, podem atrapalhar sua digestão.
Eu também recomendaria que você optasse por café orgânico de livre comércio, Isso não só é melhor para o meio ambiente e para as comunidades que cultivam o café, como também é livre de produtos químicos e pesticidas nocivos a saúde que o café tradicional possuem (e muito).
Que Fosse moído na hora, cafés já moídos sempre podem vir com folhas, galhos e outros materiais orgânicos não desejáveis. Os grãos de café também podem ser propensos a mofo, por isso é melhor se você comprar seu café em pequenas quantidades e escolher armazenadores adequados (Veja essas opções)
Gostou?
Verifique a primeira postagem em nosso Blog (aqui), com a postagem “Uso do Café na Medicina Chinesa”. Ou o artigo em sua integra em Acupuntura.art.br
Forte Abraços,
Erik Chiaradia | Ryu – Medicina TAO
Aviso:
Este conteúdo tem a finalidade exclusiva de fornecer informações gerais e não constitui aconselhamento médico personalizado. As informações contidas aqui não devem ser interpretadas como substitutas do diagnóstico, tratamento ou aconselhamento médico profissional. Procure sempre um profissional habilitado para orientações particulares.