Preparo dos Chás
A Cerimônia do Chá
Chamada de Gōng Fū Chá, na tradução livre – Fazer o Chá com habilidade.
Conquistar a habilidade é uma das características orientais de buscar a perfeição de uma atividade específica para se obter o maior e melhor dos benefícios e das conexões corporais ou espirituais. O Gōng Fū Chá é uma cerimônia cheia de rituais de como preparar, apresentar e beber o Chá, uma de suas características é o uso de utensílios menores para a infusão e um volume maior de folhas quando comparados com a maneira ocidental, o motivo é maximizar a apreciação do sabor e características de aroma de cada tipo de Chá.
O que se pretende com a cerimônia do Chá é uma bebida que possua um gosto fantástico, um aroma especial e que satisfaça a necessidade da alma. É uma maneira de ativar, aguçar e transcender os sentidos de percepção. E para isso Mestres do Chá estudam técnicas, tempos e maneiras de se preparar e aperfeiçoar essa cerimonia a anos. Além do método, logicamente é muito importante atentar a qualidade da produção da matéria prima, da água utilizada e a temperatura quando comparada a altitude da região na hora do preparo.
A água deve ser considerada com cuidado, tanto se for de qualidade ou cheiro ruim, irá afetar o produto. No entanto águas destiladas ou acidas pelo teor do pH devem ser evitadas pois irá carecer de minerais e, ou, afetará negativamente o sabor do Chá. É por isso que tradicionalmente se usa água natural e de nascente.
A temperatura da água na hora da infusão é muito importante a fim de extrair o aroma do Chá e tomar cuidado com a liberação de taninos que podem amargar a bebida, e essa temperatura muda de acordo com o tipo de Chá (Verde, Amarelo, Preto, Vermelho etc.). O Mestre do Chá, verifica o tipo da erva e determina qual será a temperatura a ser usada. (Veja nosso “Post: Tipos de Chá”, para entender tudo)
Orientações
Antigamente sem termômetros, foram observados parâmetros comparativos para se achar a temperatura perfeita da água determinados pelo tempo exposto ao fogo, como o tamanho e características das bolhas ao irem aquecendo e o chiado dessas bolhas ao irem se rompendo dentro da chaleira.
Temperatura
– 75 a 85 °C para Chá-Verde (atualmente 80 °C)
– 75 a 80 °C para Chá-Branco (atualmente 75 °C)
– 80 a 85 °C para Chá-Oolong (atualmente 85 °C)
– 100 °C (fervendo) para Chá-Preto e Pu-Ehr (prensados)
Caracteristicas
– 75 a 85 °C: As bolhas são chamadas de “Olhos de Caranguejo”, com cerca de 3 milímetros de diâmetro.
– 90 a 95 °C: As bolhas chamadas de “Olhos de Peixe”, com cerca de 8 milímetros de diâmetro, são acompanhadas por chiados mais baixos e não tão frequente.
– Ao ferver a água não forma bolhas de ar, e não tem o chiado de crepitação.
– O grande problema e maestria no preparo do Chá está com as mudanças de altitudes onde a água ferve em temperaturas diferentes e as características são ajustadas.
Utensilhos
Os utensílios básicos usados para preparar o Chá como o Bule de Chá e a Xícara com tampa foram evoluindo nos anos, desde seu material, formato e tamanhos. Porém outros utensílios são importantíssimos na Cerimônia do Chá como: Jarro de Chá, Chaleira de água quente, Bandeja de Infusão ou prato de porcelana de fundo plano, toalha de chá ou pano de chá, faca de chá ou palito de chá, temporizador (ampulheta), coador, porta folhas, uma tigela para apreciar o aroma das folhas.
Gostaria de saber mais sobre Chás na Medicina Chinesa e suas aplicações terapêuticas?
Conheça nosso E-book: Chá as bebidas dos Deuses!